17 de março de 2014

[Resenha] Flash Forward


FLASH FORWARD
Autor: Robert J Sawyer
Editora: Galera
Páginas: 384
Ano: 2014

Primeiro eu gostaria de dizer que este livro entrou na lista dos favoritos.A sinopse não faz jus ao livro,que é perfeito. Durante 2 minutos e 17 segundos a humanidade simplesmente desmaia e tem um vislumbre do futuro daqui a exatos 21 anos. Entretanto, algumas pessoas não viram absolutamente nada sobre o futuro durante esse curto período de tempo.Será que estariam mortas? Então, o que quer que você espere ou planeje para o seu futuro pode mudar num piscar de olhos (Aí você vai me dizer “Ah,isso eu já sabia.”). Não é bem assim.A maioria das pessoas simplesmente não está preparada pra ver o próprio futuro.Até porque,quanto mais se planeja menos se consegue realizar.Imagine que hoje você é um ator no início da carreira,tem o sonho de ser famoso,mas durante o Flash Forward você descobre que daqui a 21 anos você vai estar trabalhando num lugar só para “ganhar a vida” e que o seu sonho nunca será realizado.É mais ou menos isso.
O livro é basicamente dividido em três pares, “três livros”.O primeiro se passa antes dos acontecimentos do Flash Forward,onde um grupo de físicos do CERN está preparando um experimento;o segundo retrata as implicações pós os eventos do Flash Forward,mostrando todo o caos provocado e a busca por respostas.E,finalmente, o terceiro se passa daqui a 21 anos,mostrando o que o futuro reservou para essas pessoas.
Com uma análise indo desde personagens históricos,como Édipo,que conheceu seu futuro e tentou mudá-lo,à teorias filosóficas sobre as ramificações do futuro e o poder do livre arbítrio,o autor faz um belíssimo trabalho,misturando a ciência e o senso comum,mostrando às vezes é melhor permanecer na ignorância de um futuro incerto do que tentar mudar algo que parece estar predestinado.A reflexão é maravilhosa. Então, se você ficou curioso,leia o livro.A leitura é agradabilíssima.

Recomendo. 

0 comentários:

Postar um comentário