4 de abril de 2014

[Livros Nacionais e Adaptações] Gabriela,Cravo e Canela

O Livro



Gabriela, Cravo e Canela é um dos mais célebres romances do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1958.
O livro possui várias edições de várias editoras diferentes,mas a primeira edição foi publicada
pela editora Martins.
Representa um momento de mudança na produção literária do autor que até então abordava temas sociais, nesta segunda fase faz uma crônica de costumes, marcada por tipos populares, poderosos coronéis e mulheres sensuais. 
A obra é um retorno ao chamado ciclo do cacau, ao citar o universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado que desenham o horizonte da sociedade cacaueira.


Na década de 20 na então rica e pacata Ilhéus, ansiando progressos, com intensa vida noturna litorânea, entre bares e bordéis, desenrola-se o drama, que acaba por tornar-se uma explosão de folia e luz, cor, som, sexo e riso.
A obra narra o caso de amor entre o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela, com pano de fundo o período áureo do cacau na região de Ilhéus, descrevendo as alterações profundas da vida social da Bahia da década de 1920, que inclui a abertura do porto aos grandes navios, levando à ascensão do exportador carioca Mundinho Falcão e ao declínio dos coronéis, como Ramiro Bastos. Gabriela personifica as transformações de uma sociedade patriarcal, arcaica e autoritária, afetada pelos sopros de renovação cultural, política e econômica.


O Filme


Gabriela é um filme brasileiro de 1983, do gênero romance, dirigido por Bruno Barreto e baseado no livro Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.


O cenário principal é a Bahia. Em 1925, uma retirante chamada Gabriela (Sônia Braga) chega a Ilhéus, fugindo de uma das maiores secas da história do Nordeste. Com sua beleza e sensualidade, ela conquista a todos, especialmente Nacib, o proprietário do bar mais popular da cidade. Gabriela vai trabalhar para Nacib e os dois iniciam um relacionamento que fica tão intenso que eles acabam por se casar. Porém, tudo muda quando Gabriela o trai com o maior conquistador da cidade.
Paralelamente, um "coronel" vai ser julgado por ter matado sua mulher com o amante. Os outros "coronéis" acham que ele tem de ser inocentado, pois houve um forte motivo para o crime, mas os tempos mudaram e determinados conceitos do passado acabam por cair.

Novelas


1975 - Produzida e exibida pela Rede Globo de 14 de abril a 24 de outubro de 1975. Escrita por Walter George Durst, adaptada do romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, e dirigida por Walter Avancini e Gonzaga Blota, com 132 capítulos, abordava a seca nordestina e a pacata cidade litorânea de Ilhéus.Foi escolhida pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor produção de 1975.





2012 - Exibida entre 18 de junho 26 de outubro de 2012, em 77 capítulos. Inspirada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado ,foi escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de André Ryoki e Daniel Berlinsky, teve direção de André Felipe Binder,Marcelo Travesso, Noa Bressane e André Barros; direção geral de Mauro Mendonça Filho e direção de núcleo de Roberto Talma.Trazendo Juliana Paes como Gabriela e Humberto Martins no papel de Nacib Achcar Saad. 

0 comentários:

Postar um comentário