1 de agosto de 2014

[Resenha] A Seleção (Kiera Cass)


A SELEÇÃO 
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 368


Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.


Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.

Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

O que dizer deste livro que simplesmente me encantou? No futuro, os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e que mais tarde ficou independente se tornando Illéa.A sociedade foi dividida em castas de um a oito,sendo que o um é destinado à família real e o oito aos mendigos.Cada um tem seu papel e a única forma de mudar de casta é pelo casamento.No caso,a mulher sempre passa a pertencer à casta do homem após o matrimônio. A Seleção é uma competição entre garotas de todo o país para saber quem será a próxima princesa de Illéa,mas ela só acontece quando nascem príncipes na família real.É a motivação para muitas garotas que querem mudar de vida pelo casamento.Enquanto umas querem a coroa,outras querem realmente conquistar o príncipe .

America Singer - casta 5 -  é apaixonada por Aspen (casta 6),há muito tempo. Ela não quer entrar  nessa disputa de jeito nenhum,pois isso significaria se afastar do homem que ama e da sua família.Porém, como todas as garotas do país vão se inscrever e como as chances são realmente pequenas,considerando que apenas 35 garotas vão participar da Seleção ela faz a vontade da mãe e de Aspen,que pede (insiste) que ela se inscreva para ter uma chance de mudar de vida.

Por algum milagre do destino e um pequeno mal entendido na hora da foto de inscrição,América é selecionada e vai com outras 34 garotas para o palácio para participar dessa disputa.

A vida no palácio é muito diferente do que America está acostumada,cheia de regras atividades e até mesmo um pouco de perigo. Apesar de inicialmente achar o príncipe um cara metido e sem qualidades,aos poucos o conhecendo melhor vai surgindo uma grande amizade entre eles e um pouco de amor também.

O livro é cheio de humor e muito bem desenvolvido apesar da história ser clichê.Fiquei com um pouco de raiva do Aspen pelo que ele fez. Não tem como não se apaixonar por Maxon.


0 comentários:

Postar um comentário